QRZ.COM
ad: dxeng
ad: L-HROutlet
ad: l-rl
ad: L-rfparts
ad: Subscribe
ZW100AF Brazil flag Brazil

Login is required for additional detail.

QSL: PY1MT

Page managed by PY1MT Lookups: 4057

 

Comemoração dos 100 anos de criação do Campo dos Afonsos - RJ

O BERÇO DA AVIAÇÃO MILITAR BRASILEIRA

CHAMADAS:

DURANTE OS EVENTOS, ABAIXO DESCRITOS, SERÃO REALIZADAS CHAMADAS NAS FAIXAS DE HF.

1º EVENTO: Durante o I Seminário Nacional de História da Aviação Brasileira. De 17 a 19 de julho de 2012, na Universidade da Força Aérea.

2º EVENTO: Durante o Concurso Verde e Amarelo - CVA 2012 - CW e SSB. De 18 a 26 de agosto de 2012.

3º EVENTO: Durante o mês de outubro  e no Show Aéreo no MUSEU AEROESPACIAL (EXPOSIÇÃO AO PÚBLICO). 21 de outubro de 2012.

4º EVENTO: No mês de dezembro, do dia 1º ao dia 12, dia do Centenário de Criação do Campo dos Afonsos. De 1º a 12 de dezembro de 2012.

 

Breve histórico:

O lendário Campo dos Afonsos, berço da aviação militar brasileira é tradicionalmente o sítio de várias organizações de ensino.
Em 1912, registrou-se na Ata do Aero Club Brasileiro a escolha de terreno na Fazenda dos Afonsos para construção de pista de pouso e da Escola de Aviação.
Em 1914, foi inaugurada a Escola Brasileira de Aviação para a formação de pilotos militares brasileiros.
Em 1919, foi inaugurada a Escola de Aviação Militar, com assistência da Missão Militar Francesa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica, englobando os meios aéreos do Exército e da Marinha.
Em 25 de março de 1941, foi criada a Escola de Aeronáutica, centralizando os recursos humanos e materiais da Escola Militar de Aviação e da Escola de Aviação Naval. A Escola de Aeronáutica funcionou nas atuais instalações da UNIFA durante 30 anos, tendo sido transferida, em 1971, para a cidade de Pirassununga, Estado de São Paulo, passando a denominar-se Academia da Força Aérea (AFA).
Durante os 12 anos seguintes à transferência da Escola, estiveram situadas, no Campo dos Afonsos, organizações de ensino para a formação de oficiais médicos - Centro de Especialização de Saúde da Aeronáutica (CESA) -, para a formação de engenheiros - Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) - , bem como de treinamento físico - Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e as duas primeiras turmas do QFO (Quadro Feminino de Oficiais).
Finalmente, em 26 de setembro de 1983, foi estabelecida, neste Campo dos Afonsos, a Universidade da Força Aérea, com a missão de coordenar o ensino das Escolas de pós-formação de oficiais da Aeronáutica: Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) e Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR).
Hoje, também, estão situadas no Campo dos Afonsos as seguintes Organizações Militares: Museu Aeroespacial (MUSAL), Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC), Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica (BINFAE), Base Aérea dos Afonsos (BAAF), Parque Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), Prefeitura de Aeronáutica dos Afonsos (PAAF) e o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF).

Commemoration of the centenary of the creation of the Field of Afonsos - Rio de Janeiro

THE CRADLE OF BRAZILIAN MILITARY AVIATION

6305930 Last modified: 2015-07-16 00:29:25, 12528 bytes

Login Required

Login is required for additional detail.

You must be logged in to file a report on this page

Please login now...

Public Logbook data is temporarily not available for this user
ad: giga-db
Copyright © 2017 by QRZ.COM
Wed Nov 22 13:10:51 2017 UTC
CPU: 0.050 sec 61772 bytes mp