QRZ.COM
ad: L-HROutlet
ad: l-rl
ad: Subscribe
PY2FI Brazil flag Brazil

Login is required for additional detail.

Email: Login required to view

Ham Member Lookups: 10445

 
NEW - D-STAR  at PY2KAA - Campinas SP Brasil
D-STAR é TM da ICOM AMERICAS - um dos maiores produtores de radio comunicação World Wide. Através do protocolo Digital de comunicação D-STAR conseguimos fazer comunicação com qualquer local do mundo onde esteja localizado uma repetidora de sinais interligada a Internet, sem quaisquer franquias, contando com o Poder de coalização dos Radioamadores Mundiais. Um exemplo inequívoco de como o radioamadorismo esta cada vez mais se modernizando.

 

"Radiamadorismo Hoje" - Filme feito pela ARRL - Assoc. de Radioamadores de U.S. para mostrar a significância do Radioamadorismo - Traduzido pelo CRAM - Americana - PY2JF

 

Sobre PY2FI - Fábio Silveira Bueno.

Este artigo foi escrito por uma Jornalista profissional da empresa para qual eu trabalho,  e serviu para mostrar o que fazemos depois que terminamos nosso horário Normal. Terá grande serventia  para aqueles que não conhecem o Hobby. Sua  intenção é mostrar a verticalidade de dedicações que você pode ter sendo um radioamador:

Fábio Silveira Bueno e o Fabinho instalando a PY2KAA (Repetidora da ARP) em 1996 em novo local.

Por que ser Radioamador ?

Sendo Global antes da globalização – respeitando a diversidade desde criança – fazendo ótimos relacionamentos!

A Comunicação é uma prática indispensável entre os seres humanos. Há diversas maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa ao vivo, ou através de gestos, mensagens eletrônicas, a escrita. Todas essas formas permitem a interação das pessoas e a realização de trocas de informações. A Comunicação também pode ser mediada, isto é, envolver algum tipo de aparato técnico que intermedie os locutores. Um exemplo desse caso é o radioamadorismo, um hobby praticado universalmente em que há uma troca de mensagens através de um equipamento específico. E se você achou que essa atividade já está ultrapassada, se enganou. Hoje há cerca de milhares de radioamadores no mundo. Esse é o caso de Fabio da Silveira Bueno, que desde pequeno se interessa pela combinação de comunicação com tecnologia.


Fabio da Silveira Bueno, aos 13 anos, em sua primeira estação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A comunicação com as pessoas e a tecnologia sempre foram meus interesses desde a infância. Eu ficava fascinado com a facilidade com que os tripulantes da Star Trek se comunicavam com aquele pequeno aparelho, que hoje é o nosso celular. Lembro-me que por volta de 1975 eu adorava entrar nos carros da polícia para dar uma olhada naqueles gigantescos rádios motorola, ainda com válvulas, que os policiais usavam para falar com a Central”, lembra Fabio, que ganhou seus primeiros equipamentos de seu pai em 1977.

Segundo Fabio da Silveira Bueno, o radioamadorismo é um hobby muito amplo: “existem vários interesses nele, desde fazer relacionamentos pessoais locais a internacionais, até a parte de tecnologia: antenas, rádios, Voip, contatos internacionais, nacionais, voluntarismo. O radioamador consegue sempre utilizar a tecnologia de ponta, que o mundo acabará descobrindo posteriormente. Neste sentido, posso lembrar que em 1979 compramos a primeira estação repetidora (ou célula) ligada a um telefone público do interior de São Paulo. Em um raio de 100KM conseguíamos acessar um telefone que ficava em Campinas, seja de estações móveis ou mesmo aparelhos portáteis, pouco maiores do que os celulares”.

Ele recorda que surpreendia os amigos pois enquanto todos brincavam de bola na rua, ele conseguia estabelecer comunicações perfeitas com seus amigos italianos, "cruzando o Atlântico e aprendendo a falar italiano, quase que perfeitamente. Cheguei a dar várias palestras na escola sobre minhas experiências", completa ele, que nos anos 90, quando a voz sobre IP começava a surgir, já se conectava a estas mesmas estações repetidoras (células) via Internet, possibilitando uma comunicação gratuita, segura e de alta performance entre o mundo.


Coronel Marcos Pontes, PY0AEB, falando do rádio na Estação Espacial Internacional

A utilização de satélites também progride cada vez mais no radioamadorismo. Um exemplo recente, citado por Fabio, está sendo a utilização do radioamadorismo no espaço, proporcionando os contatos do Coronel Marcos Pontes que esteve na Estação Espacial Internacional. "Existem no espaço equipamentos para contatos dos astronautas com pessoas como nós, interessadas em comunicação. Este evento foi realmente um sucesso! E o Coronel Pontes foi fantástico. Simpático com todos nós e sempre ativo no rádio. Ele fez os exames de habitação e é o PY0AEB", diz o Fábio.

Assim como o Coronel Marcos Pontes, cada radioamador tem sua identificação. A de Fabio é PY2FI. "A Anatel nos confere o que chamamos de indicativo de chamada. ‘PY’ quer dizer que sou radioamador Classe A ou B do Brasil, ‘2’ que sou de São Paulo e minha designação de chamada é ‘FI’ (algo meio parecido com Fabio). Normalmente, os radioamadores mais antigos tem prefixos de duas letras. A maioria logicamente tem 3 letras. Assim, temos 3 classes de radioamadores: Classe A (fala em todas as banda possíveis depois de 1 ano de experiência na Classe B, exames de radioeletricidade, telegrafia e legislação), Classe B (os mesmos exames de Classe A, com menos poder de operação) e Classe C (exames das leis e poder de operação mais restante; é o que o americano chama de Novice). Se eu residir em outro país posso requerer o meu prefixo neste local, por convênios internacionais", explica o Fabio da Silveira Bueno.


Fabio, PY2FI, em sua estação em 2006

 

"Muitas vezes as pessoas acham que o radioamador é aquele ser que fica fechado em um quarto com enormes aparelhos à válvula (coisa que nem existe mais). Na verdade nossos rádios são a última palavra em tecnologia, grande parte hoje se conecta a computadores PC e nossa comunicação é feita por uma rede virtual, onde a internet se mistura e se acopla perfeitamente ao nosso dia a dia", conta ele.

Por meio do radioamadorismo, Fabio conheceu pessoas de diversas nacionalidades, hábitos e culturas. Um exemplo de que a integração que este hobby proporciona é realmente única. Assim, Fabio aprendeu a respeitar a diversidade e fez muitas amizades. Um exemplo recente, Anderson Cunha (PU2PAC): "O Anderson é um amante da natureza e adora fazer Off Road com seu Defender. Ele se tornou radioamador para justamente praticar seu hobby principal com segurança, contando com um equipamento de rádio no Defender. Em muitas regiões do país onde o telefone celular fica mudo, ele consegue contactar as pessoas via rádio. Os dois hobbies ajudaram em nosso relacionamento, pois além de conversarmos de negócios, temos muitos interesses em comum. Anderson Cunha foi meu Cliente durante muitos anos, quando foi Diretor de Tecnologia da Informação de uma grande companhia Francesa no ramo da Bricolagem. Hoje está em outra empresa. Contudo o Fábio aprendeu a admirar seus diversos hobby e sem dúvida o gosto pelo radioamadorismo foi também um fator de aproximação e incremento da amizade entre ambos.

Anderson Cunha PU2PAC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E o radioamadorismo também é uma forma de ajudar a comunidade. Por lei o radioamador faz parte da reserva dos meios de comunicação do país. Ou seja, quando tudo falha, o radioamador consegue estabelecer a comunicação, através de uma das tecnologias disponíveis – desde a telegrafia até complexas comunicações por Voip, integrando redes virtuais de voz. "Nos Estados Unidos, por exemplo, no lamentável fato do 11 de setembro, os radioamadores tiveram papel relevante, tanto se mobilizando para ajudar a população (lá eles fazem parte da defesa civil e o governo dá subsídios para manutenção de células particulares de repetição) quanto provendo o meio de comunicação adequado para a situação em questão", conta o Fábio.

O radioamadorismo Dentro das Empresas

Em nossa  empresa genuinamente de tecnologia e de voluntários sempre teve um rol muito grande de radioamadores. Temos clubes de radioamadores espalhados pelo mundo todo. "Outro dia conversando com um empregado, com vários anos aqui na empresa, Hudson Gusella, PY2AKO, ele me contava sobre um clube de radioamadores dentro da empresa na Alemanha, que ele utilizava para falar com o Brasil, quando esteve lá nos anos oitenta. Com certeza mais do que na comunicação, o hobby teve um papel importante na integração do Hudson no solo alemão e no assignement", conta Fabio da Silveira Bueno.

"Temos um banco de dados Notes (Notes é um software de e-mail e colaboraçãoO, feito por um radioamador aposentado nos Estados Unidos que tem 80.000 empregados registrados, entre aposentados e ativos. Também participo de listas destes empregados na Internet, e vejo que eles são muito animados. Aqui no Brasil temos cerca de 15.000 radioamadores habilitados pela Anatel. A nossa empresa poderia aproveitar os radioamadores do Brasil em programas de voluntários", sugere ele.

 

Gostaria de dedicar esta reportagem a quatro pessoas, que passaram pelo nosso mundo e já se foram, porém cada um representou um grande papel no radioamadorismo e me propiciaram  lições de vida e de aprendizado:

  • Amador Joly - PY2BDJ - líder incomparável no sentido técnico. Foi meu Mestre e a prova que as amizades para radioamadioamadorismo não têm idade. O conheci com 14 anos e ele já tinha mais de 50. Um amigo incompáravel, raciocínio rápido, pessoa feliz com as pequenas coisas e com os detalhes ! Nós o perdemos em 2001.
  • Itaicí Machado – PY2XAS – Motorista do Palácio do Governo de SP, deixou de enxergar e nos brindava com seus "sonhos coloridos" no radioamadorismo. Um exemplo de pessoa e de esperança. Com toda a sua simplicidade, narrava a intimidade que teve com muitos Governadores Paulistanos, já que era o motorista oficial predileto de muitos deles. Faleceu com o microfone na mão - 1995
  • Paulo Antonio  Cuyabano – PY2VBB – amigo e um homem que servia a todos ! Pessoa espetacular. Um irmão.Faleceu muito cedo – 1996
  • Adolfo Lenzi Junior – PY2ZE – PY5AAX – Um dos maiores comunicadores a longa distância que já conheci (DXista, como chamamos). Participamos conjuntamente de vários concursos de DX (contatos não comuns para a banda utilizada). Um dia parou de usar o radioamadorismo em 1991 e o encontrei mais uma única vez – 2003”. Recebi a notícia de sua passagem !

Um abraços a todos vocês que chegaram até o final do artigo. 

PY2FI Fábio Silveira Bueno

 

Alguns radioamadores Famosos:

JUAN CARLOS DE BOURBON - King of Spain - EA0JC

 

Juscelino foi telegrafista profissional, e se formou em Medicina.  Foi Presidente do Brasil, memorável idealizador e construtor de Brasília e radioamador Juscelino Kubitschek foi além de tudo um amante das telecomunicações.

PY4-JKO (prefixo tirado em Minhas Gerais)

Fábio Silveira Bueno é radioamador desde os 12 anos de Idade.

 

Informações adicionais e curiosidades:

Teve como prefixos:

PY2XQJ (1978) -Classe C - exame na Faap em São Paulo

PY2EQI (1981) - Classe B - exame em Casa Branca SP - recebi o prefixo com 17 anos de idade, apesar da idade mínima ser 18 !

PY2WV (1982) - Classe A - Exame no Dentel na Rua Costa 55 SP. Completei 1 ano de classe B e fui promovido a classe A

PY2FI (1991) - Gostei do FI e não pretendo mudar mais ! Agradeço ao meu grande amigo PY2JF que me avisou sobre a disponibilidade na Anatel. Este prefixo já foi utilizado por muitos colegas que já se foram, como pesquisei em diários Oficiais.

 

Ele administra e gerencia os seguintes Repetidores nas bandas de 144/220/430MHZ:

PY2KAA - ARP Campinas - 146.870MHZ -600 tone 82.5HZ - localização - Campinas - Saída para Valinhos

PY2KAB - 146.810MHZ Rpt do Barão - Capricórnio  e 224.020MHZ -1600 - tone 82.5HZ - Patropí

PY2KAC - Mogi 1 - 146.710MHZ - 600 tone 82.5HZ -  Cedida para a terra de meus ancestrais Mogi Guaçu, Administrada pelo meu primo e grande amigo  PY2VTI - Vitor.

PY2KKK - Repetidora Nossa Senhora de Fátima - 439.500MHZ -5000 tone 82.5hz - Cambuí - Campinas

PY2KFI - Repetidora Nossa Senhora Aparecida - 439.800MHZ - 5000 tone 79.7hz - Saida para Valinhos

PY2KLM - Repetidora Nova Giro / Povão  em Valinhos - 146.830MZ -600 82.5hz  conjuntamente com PY4ZH - Ricardo

 

6171189 Last modified: 2015-07-16 00:21:09, 19636 bytes

Login Required

Login is required for additional detail.

You must be logged in to file a report on this page

Please login now...

QRZ Logbook Summary for - PY2FI
Latest Contacts for PY2FI at QRZ.com
dedateband mode grid Country op

Book Totals: 0 qso's   0 confirmed Get a free logbook at QRZ.COM


c
ad: giga-db
Copyright © 2017 by QRZ.COM
Mon Dec 18 08:41:31 2017 UTC
CPU: 0.061 sec 77634 bytes mp